top of page
  • Foto do escritorSol Del Carlo

Acolhendo sentimentos na prática

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Ouvimos tanto que devemos "acolher os sentimentos", mas como exatamente se faz isso?

A maioria de nós (eu inclusa) não cresceu com recursos pra desenvolver direito a inteligência emocional. Não é natural lidar com nossos sentimentos, não sabemos como processá-los de forma saudável e achamos que “o tempo cura tudo" - até criar consciência que estamos cheios de coisas reprimidas influenciando nossas vidas.

Então pra começar, o que significa acolher um sentimento? Vou começar pelo que NÃO é:

✖ Resistir a ele: negar, reprimir, fingir que não existe ou tentar evitá-lo;

✖ Reagir a ele: agir de forma brava por estar sentindo raiva, etc;

✖ Se distrair dele: lotar a agenda pra se sentir produtiv@ ou pra espairecer, desfocando dele.


Nada disso é acolhimento.

Acolher é dar espaço pra que ele vibre e exista - até porque ele o fará de qualquer forma - mas as atitudes acima pioram nossa relação com ele e prolongam sua presença por mais tempo que o necessário.

Então como faço pra acolher um sentimento?


》Dê ESPAÇO pra q ele exista. Não tente afastar assim que aparece. Respire e apenas viva no presente com ele, se permita estar sentindo seja lá o que for. (Lembrete: se achar difícil, normal, é pq não temos a inteligência emocional bem desenvolvida e precisamos praticar!)

》DESCREVA-O. Não o que vc está pensando nem o porquê, mas literalmente o sentimento e as sensações causadas por ele (minha respiração acelerou, estou com um aperto no estômago). Isso nos permite ver que não somos o sentimento, que ele não é maior do que nós, somos apenas observador@s vendo-o existir.


》NOMEIE-O. Nosso vocabulário de emoções é escasso, precisamos exercitar dar nome aos bois, pois só isso já reduz o peso delas em nós;


》Esteja DISPOST@ a encará-lo. A mergulhar completamente na emoção pelo tempo que for, pois é só permitindo isso que ela, na maior parte das vezes, se dissipa sozinha, muito mais rápido do que se tentássemos lutar, reagir ou se distrair dela.

Se soa difícil fazer isso, imagina não fazer e ficar com o sofrimento vibrando por muito mais tempo?



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page